Coisas que fazem minha vida mais leve

Nessa busca por uma vida mais leve já refleti em um post anterior sobre os principais pontos que me atrapalham nesse processo.

Agora listo aqui meus hábitos e crenças que adquiri durante a vida e que contribuem positivamente para esse objetivo.

Espero que compartilhando essa lista e minha visão sobre cada um desses pontos eu possa contribuir com uma dose de vida leve para outras pessoas…

 

Não ser radical em nada

Radicalismos

Isso para mim é praticamente uma filosofia de vida!

O radicalismo em qualquer campo que seja é fonte de uma vida mais pesada. Nada levado ao extremo pode ser saudável. Nem mesmo o ar, nem mesmo a água…

Não precisaria citar que numa visão mais ampla os radicalismos de posições e crenças são os causadores dos grandes conflitos mundiais da nossa infantil humanidade…

Mas levando para um universo micro, para o indivíduo, sou avesso a qualquer forma de radicalismo, seja religioso, político, social, econômico, etc.

E aqui também me refiro a radicalismos menos óbvios como, por exemplo, alguns hobbies que possuímos. A adoração fanática por um clube de futebol, paixão desenfreada por carros, plantas, estética, saúde ou mesmo por colecionar coisas, para citar alguns poucos exemplos.

Isso tudo nos consome em demasia e nos fecha para outras coisas nas nossas vidas. Além disso, nossos gostos e nossas verdades mudam com o passar do tempo. E, algumas vezes, acabamos nos questionando justamente sobre esses mesmos temas que tínhamos tanta “certeza” durante toda vida. E quando isso acontece, o radicalismo de antes dá espaço a um vazio na alma…

Aconteceu comigo com relação ao Futebol. Mas hoje, inclusive, considero que o futebol ajuda a fazer a minha vida mais leve (veja meu comentário logo abaixo sobre “Escapismo”)!!! Nada como ajustar a dose…

Radicalismos podem sim nos levar a grandes feitos, mas sempre com um custo muito alto para nós mesmos e muitas vezes para as pessoas que nos cercam. Sempre existe um caminho melhor e menos nocivo que não seja radical. E o segredo de uma vida leve está justamente no caminho e não no destino.

 

Atenção à alimentação

vida leve

Acho importante relembrar o óbvio: alimentação é a base da nossa Saúde!

Portanto, ter uma boa alimentação acaba sendo também base para uma vida mais leve…

Nesse ponto tive a imensa sorte de ter ao meu lado a Xubis!

Ela me reeducou, expandiu meus horizontes alimentares e me proporciona uma alimentação extremamente saudável praticamente todos os dias!!!

A Xubis é um caso a parte. Cada vez mais entendida da arte da culinária em si e se aprofundando ainda mais no tema que liga justamente a alimentação com todo o resto do nosso Ser…

Mas o simples fato de cozinhar seu próprio alimento e não ficar refém das comidas processadas já é um salto muito grande atualmente.

O que quero chamar mais a atenção nesse ponto é o fato de que nós devemos monitorar como está sendo nossa alimentação. Não quero pregar uma mudança de vida para um estilo de alimentação radicalmente saudável. Mas quero sim chamar a atenção para também incluirmos isso na nossa vida! Não precisa ser uma questão de 8 ou 80. Mesmo que você se considere uma pessoa que se alimenta mal, tenha seus momentos de comer coisas que fazem bem ao organismo!

O que pessoalmente faço é ao “sair da linha” (balada, junk food e etc.) fico logo atento para já recuperar meu organismo através do alimento, sendo na próxima refeição ou no dia seguinte. Sem dúvida alguma, os alimentos são os melhores remédios, ou melhor ainda, são os maiores preventores de doenças!

 

Sono

Koala

Esse é o único ponto dos aqui listados que adquiri após o Sabático. Talvez esse seja o único item que não posso dizer firmemente que se trata de um verdadeiro hábito meu, pois é uma coisa recente. E meu histórico com relação ao sono é péssimo…

Vivo isso há 6 meses. E pretendo nunca mais descuidar desse ponto…

Coincidentemente, quando já estava evidente para mim as vantagens do sono e já desfrutava disso, comecei a ler o famoso livro do treinador físico e mental Nuno Cobra “A semente da vitória”, o qual ele expõe toda a sua filosofia de trabalho, chamada de Método Nuno Cobra. E o ponto mais fundamental de todo o seu método, pasmem, é o sono!

Portanto, deixo para ele comentar sobre o assunto:

Respeite seu corpo no sono que relaxa, solta, predispõe, organiza os hormônios, elimina os excessos, recompõe todas as células do nosso organismo, liberta o inconsciente para o encontro com a energia universal. Sono sem barulho, sem interrupções, sem telefone, com cama macia, lençóis de algodão, paz, silêncio, tranquilidade.Nuno Cobra

O que faço na prática com relação a isso é dormir bem pelo menos uma vez durante a semana e não deixar o meu sono atrasado por muitos dias.

Depois de uma “esticada” com pouco sono (balada ou algum outro evento) busco assim que possível recuperar aquelas horas de sono. Chego até a me programar! E independente de estar com sono atrasado me obrigo de pelo menos uma vez durante a semana dormir aquelas 8 horas de sono ininterruptas (que também variam de pessoa pra pessoa). Pra garantir, ainda mais agora no Sabático, estou me permitindo as vezes ir até um pouco além dessas 8 horas… 🙂

 

Alongamento

alongamentos-gato

Duas coisas que a Yoga me ensinou de extremamente concreto para minha vida foram: Respiração e Alongamento.

Todo dia ao acordar faço um exercício de alongamento que dura uns 30 segundos. Faço sempre o mesmo exercício pois ele acaba sendo bem simples e completo. E imediatamente ao acordar nem meu cérebro nem meu corpo estão dispostos a muito trabalho… 🙂

Está longe de ser o ideal. Mas fazer um alongamento (30 segundos que sejam) é infinitamente melhor do que não fazer.

Com isso consegui criar o saudável hábito de me alongar todo dia ao acordar, momento em que o corpo mais pede alongamento! Hoje em dia é praticamente automático, nem preciso mais pensar nisso, meu corpo já pede pois reconhece as vantagens e os prazeres de se alongar ao sair da cama.

Durante o dia, sem necessariamente fazer uma posição de alongamento, costumo me esticar um pouco. E, muitas vezes, na cama, antes de dormir dou uma esticada deitado mesmo, o que ajuda até a embalar o sono.

Aqui nesse ponto quero chamar a atenção para um simples movimento que muita gente acaba por esquecer. E não precisa ser um movimento de um yogi. Qualquer exercício básico de alongamento está valendo. Algo que alongue a coluna e as pernas (não necessariamente num mesmo movimento) já está de bom tamanho. Vale se espreguiçar (na cama mesmo!). O importante é descomprimir! Estique-se!

 

“Número 2” todo dia de manhã

intestino

É isso mesmo que você está pensando!!! 🙂

Juntamente com a minha rotina matinal de me alongar, vou também ao banheiro diariamente para esvaziar meu intestino e na sequência tomar um prazeroso banho, começando o dia literalmente mais leve…

Um tema tão importante quanto o nosso intestino (considerado o 2o cérebro!) infelizmente acaba sendo um grande tabu.

Destaco esse ponto aqui para lembrar, principalmente às mulheres, que por uma questão fisiológica têm uma incidência muito maior em ter problemas de intestino, que o nosso relógio intestinal é ajustável e adestrável!

Pela manhã, inclusive, é comprovado o melhor momento para essa prática. Existem até correntes de Yoga que pregam esse hábito.

Durante a noite seu intestino trabalhou e finalizou o expediente de um dia inteiro. Nada mais propício que ajudá-lo a começar zerado o dia. Ele e você também, evidente!

E quer coisa mais desagradável que bater aquela vontade num lugar totalmente não familiar para você!? Sem falar no desconforto, alteração de humor e outros efeitos que um intestino que não trabalha direito nos causa…

Portanto, recomendo a todos criarem esse hábito libertador!!!

 

Usar Barba

barbeadores-alternativos

Como é que é?!?

Imagine que eu gastava todo dia de manhã cerca de 15 minutos para fazer a barba e agora faço a cada 10 dias aproximadamente. Se você fizer as contas “ganho” quase 7 horas no mês! Quase um dia de trabalho…

Já uso barba há mais de 7 anos, o que me liberou nesse período de incríveis 24 dias para que eu pudesse “gastar” meu tempo com outras coisas!!!

No universo feminino seria mais ou menos o equivalente a eliminar aquela obrigação de ir todo Sábado de manhã fazer as unhas… Ou trocar aquela depilação (mensal!?) por aquelas depilações a laser. Aqui estou entrando num terreno sem muito conhecimento de causa, mas foi apenas para exemplificar que a barba é um pequeno exemplo que pode ser utilizado para outras coisas da nossa rotina.

Muito mais do que incentivar as pessoas a usarem barba ou fazer depilação a laser, quis trazer aqui um exemplo de como uma minúscula transformação na sua rotina pode ter um efeito gigantesco a longo prazo.

 

Escapismo

escapism_by_distrutto-d45sk9p

Convenhamos que viver não é uma tarefa fácil.

E ficar remoendo os nossos problemas muitas vezes não é o melhor caminho.

Portanto, julgo bastante importante todos nós termos nossas formas de fugir da nossa realidade. É algo mentalmente saudável, cientificamente falando, darmos um descanso para o nosso cérebro, função similar que desempenhamos durante o sono ou numa meditação.

Ah, e como o escapismo é gostoso!!! Temos é que tomar cuidado para não abusarmos dele.

Ele se dá de inúmeras formas: assistindo um filme, jogando um jogo, praticando um esporte, saindo pra balada com os amigos, bebendo, fumando, assistindo TV, enfim, qualquer lazer que te extraia do seu dia-a-dia e faça sua mente pensar em coisas consideradas banais (ou nem pensar).

Uma pessoa que não exercita nenhum tipo de escapismo é com certeza uma pessoa estressada, independente da vida que leve.

Tenho muitos escapismos e meu mais constante é assistir futebol, a quem eu hoje trato como “a minha novela”! Acredito que assim que deve ser uma relação saudável com esse esporte, ainda mais nas circunstâncias de evidente corrupção mundial que tomou conta da mais popular modalidade esportiva do mundo. Entendo quem se entrega de forma fanática a ele, pois até já foi o meu caso, mas com certeza isso não é nem lógico, nem mentalmente saudável.

Adoro aquela frase: “Futebol é a coisa mais importante dentre as coisas menos importantes!”

Fico muito feliz com a minha relação atual com o Flamengo e de ter justamente conseguido transformar uma coisa radical em um escapismo extremamente prazeroso. Poder descarregar nossas frustrações xingando o juiz que não deu um pênalti claro pro Mengão ou mesmo gritar com o atacante que perdeu aquele gol cara-a-cara é algo que nos alivia, nos renova e, portanto, contribui de uma forma aparentemente maluca pra uma vida mais leve…

 

Beber Água

beber-agua2

Não me refiro aquela “recomendação” de beber 2 litros por dia. Até mesmo porque não concordo tanto com isso. Cada pessoa deve ter sua quantidade ideal. O importante é você estar realmente atento à sua necessidade de hidratação. E não é hidratação diária e sim sua hidratação a todo o momento. Água é vital! Sempre que precisa, seu corpo pede água, escute-o!

E isso é algo que praticamente nasceu comigo. Sempre tive uma ótima hidratação. De quebra, desde que fomos morar juntos, eu e a Xubis, sem nenhum tipo de promessa de ano novo ou qualquer esforço, simplesmente nunca compramos refrigerante ou mesmo suco de caixinha. Na nossa geladeira, de bebida (não alcoólica), só temos água…

 

Consciência Corporal

Assim como nosso corpo nos avisa quando precisa de água, se tivéssemos a capacidade plena de compreendê-lo saberíamos interpretar todos os seus sinais enviados sempre que há uma mínimo desequilíbrio com ele.

É algo que dá para desenvolver, não é uma coisa mediúnica, uma ligação do além. E, mais uma vez, você é a única pessoa que pode fazer isso, pois só você é quem recebe os seus sinais

Ao menor sinal diferente que o meu corpo envia eu já paro, tento entender/buscar a causa raiz e encontrar uma forma de corrigir isso. E dessa forma vou trabalhando minha consciência corporal…

 

Comer devagar

slowfood

Outra característica que nasceu comigo!

Os benefícios são inúmeros, passando por uma melhor digestão (ajudando o intestino – olha ele aí de novo!) e até mesmo por uma maior consciência corporal (fazendo a mente assimilar melhor o que se está comendo, seus efeitos no corpo e podendo dar feedbacks a tempo para que não cometa muitos excessos). Além disso, comer devagar dá a oportunidade de saborear muito mais a comida, aumentando o prazer das refeições. E comer é um dos grandes prazeres da vida…

 

Despertador

Despertador

Falei aqui dos recentes benefícios que adquiri com relação ao sono. E destaco esse ponto em separado para comentar dos malefícios do despertador, que consegui retirar da minha rotina já faz um tempo.

Como o nosso sono é realizado em vários níveis de profundidade e o despertador pode “gritar” em qualquer desses estágios, quase sempre ele te acorda (arremessa pra fora do seu sono) de forma abrupta, o que já agride o teu organismo logo ao acordar. Sendo acordado pelo despertador em um dos estágios mais profundos pode fazer do seu dia um dia sonolento, aquele dia que vai se arrastando e parece que nada está bem, aquele mal humor inexplicável…

É possível, mesmo para quem tem sono pesado (como eu!), “programar” seu cérebro para acordar próximo do horário desejado. Ainda mais pra quem tem o costume de acordar sempre na mesma hora, essa migração é extremamente simples. E claro que seu organismo irá despertá-lo da forma mais natural e suave que existe, no tempo dele.

Atualmente temos um “despertador orgânico” (o Chico) que acaba por não permitir usufruir completamente dessa conquista. Mas isso é algo temporário…

Ter aposentado o despertador (de verdade!) faz a minha vida mais leve!!!

 

Prática de esportes/exercício físico

corrida vida leve

Me dei conta da real importância da atividade esportiva na minha vida quando fiquei afastado por cerca de 1 ano por causa de um acidente. Hoje entendo que, para mim, fazer alguma atividade vai além da saúde física, envolve o escapismo, o lúdico, aquela alegria em sentir uma evolução no que se está praticando, enfim, tem muitas outras coisas e varia de acordo com a modalidade praticada. Eu tenho uma pré-disposição nata para o esporte. E isso é algo que não pretendo abandonar mais!

Quase todos os esportes me atraem. Não sou muito bom em nada, mas “quebro um galho” em muitas modalidades diferentes.

Quando se está em uma atividade os problemas da vida real não existem. Por isso, praticar esporte, para mim, é quase que sinônimo de vida leve…

Um outro ponto com relação a esse tema, é que não fico me cobrando se estou praticando atividade física “pelo menos 3 vezes por semana” como recomendam os médicos. Simplesmente só vou me exercitar, jogar, praticar alguma coisa quando estou disposto. E sempre que o faço, chego com uma tremenda alegria e satisfação pelo fato de ter conseguido me planejar para estar ali, fazendo algo prazeroso para mim.

Esse aprendizado que eu gostaria de compartilhar nesse ponto. Muitas vezes as pessoas só começam a se exercitar, sair do sedentarismo, quando encontram espaço nas suas agendas para conseguir fazer 3 vezes por semana. E enquanto isso ficam “imóveis”. O nosso corpo não é 8 ou 80. Ou tenho um corpo de esportista ou um tenho um corpo de sedentário. Não é assim, né!? Existem infinitas faixas entre um e outro. Você, dono do seu corpo, é quem decide onde se posicionar. Garanto que, mesmo contra as recomendações médicas, praticar exercício 1 vez por semana pode sim te trazer muitos benefícios a longo prazo! Fazer alguma coisa é infinitamente melhor que não fazer nada.

Portanto, se você está sedentário, não espere aquele maravilhoso momento na sua vida em que você terá pelo menos 3 janelas na semana para poder encaixar uma atividade física. Encontrou uma oportunidade (disposição+tempo)? Aproveite e movimente-se, com prazer e sem culpa! Afinal, você não está mais “preso à obrigação” de fazer isso pelo menos 3 vezes na semana. E vale até subir as escadas do prédio…

 

Esquema 3×4

esquema 3x4

Esse aqui é um método totalmente particular e sem nenhuma base científica que eu mesmo desenvolvi! É muito simples. O Esquema 3×4 consiste em ter uma vida regrada em 3 dias na semana (os quais eu chamo de dia-off) e se permitir consumir coisas que te dão prazer mas que não são tão saudáveis nos outros 4 dias (dia-on).

Listo aqui algumas substâncias como referência para você saber se você se enquadra no Esquema 3×4: cerveja, vinho, uísque, chocolate, açúcar de uma maneira geral ou qualquer outro tipo de carboidrato pobre, refrigerante, anfetamina, calmantes/remédios para dormir, cigarro ou, enfim, qualquer outra droga, lícita ou ilícita, ou qualquer coisa que você consuma com grande frequência.

Os meus dias escolhidos para serem os dias-off são segunda, terça e quinta, me liberando para o futebol de quarta-feira e para o final de semana. Durante o Sabático estou menos preso aos dias da semana, mas continuo praticando esse esquema.

Esse método combate a hipocrisia da classe médica ou do nutricionista que receita uma dieta sem açúcar ou manda cortar a cervejinha da noite pro dia. E que também combate a nossa própria hipocrisia pois acabamos quase jurando na frente desses especialistas que iremos seguir religiosamente a dieta proposta. Isso claramente não funciona! A pessoa pode resistir alguns meses, mas jamais conheci alguém que fez uma dieta pro resto da vida…

E essa é a real proposta desse método: algo que dê realmente para sustentar para toda uma vida. Afinal, chega a ser uma negociação extremamente vantajosa você saber que está liberado para consumir sem culpa 4 vezes na semana aquilo que você tem prazer mas sabe que não faz bem para a saúde.

A idéia não é você compensar o que deixou de consumir nesses 3 dias nos outros 4. O que você deixou de consumir ficou na sua poupança de uma vida mais longeva e saudável.

Com isso, além do óbvio ganho de saúde, a produtividade aumenta de forma significativa, o humor fica melhor e mais regulado, você passa a ficar menos resistente, consumindo, portanto, nos dias-on, uma menor quantidade do que costumava fazer. Aquela cervejinha, por exemplo, passa a te dar mais muito mais prazer do que antes!

O Esquema 3×4 propõe que os dias on e off sejam pré-determinados. Aguardar os dias-on (com uma certa ansiedade) faz parte do processo! Acaba sendo um sistema de auto-recompensa, o que a nossa mente assimila com grande alegria!!!

Julgo que esse esquema, no longo prazo, irá me proporcionar mais longevidade, mais saúde e mais prazer na vida!

 

Não busco seguir essa lista cegamente. Pelo contrário, sair um pouco dos eixos acredito ser saudável. Essa lista não é para que eu me culpe caso não esteja sendo fiel a algum desses itens, mas, sim, uma simples referência das coisas que desejo manter em prol de uma vida leve.

E espero que essa lista de bons hábitos só aumente com o passar do tempo!

E Viva Bossa!!!

 

Gostou de algum ponto específico? Comente aqui embaixo (ou no Facebook)!

E veja também: “Coisas que fazem minha vida mais pesada”!

7 Comentários Coisas que fazem minha vida mais leve

  1. Luis Gustavo 1 de janeiro de 2016 às 00:48

    Gostei do esquema 3 x 4…Mas vou alterar para 4×3…4 dias off e 3 on…

    Responder
    1. Rafael Menezes 4 de janeiro de 2016 às 14:52

      Ótimo!!!
      O que acho mais importante do Esquema 3×4 (ou 4×3 no seu caso) é ter uma regularidade e disciplina tanto para se cuidar como para curtir, sem culpas ou paranóias!

      Responder
  2. Luis Gustavo 1 de janeiro de 2016 às 00:49

    Meu email foi errado…segue o correto

    Responder
  3. Marcia Matta 1 de janeiro de 2016 às 13:33

    Rafa…amei o texto e fiquei surpresa quando vi que era seu…entrei nele sem ver o autor. Faço muito disso mas com suas dicas pretendo melhorar. Feliz ano novo para vocês!

    Responder
    1. Rafael Menezes 4 de janeiro de 2016 às 14:57

      Muito obrigado pelo comentário, Marcia!!! Fiquei muito contente em ler!
      E Feliz ano novo pra você também!!!

      Responder
  4. Susi 2 de janeiro de 2016 às 23:21

    Excelente Rafael! Ainda aprendo algumas coisas! Importante é ser feliz, encontrar o seu jeito, porque o seu jeito é o jeito certo! Admiro a coragem e alegria de vcs! Bjs sucessora vida!

    Responder
    1. Rafael Menezes 4 de janeiro de 2016 às 15:02

      Susi, Obrigado pelo comentário!
      Pois é, vamos tentando nos conhecer cada vez mais e encontrando o nosso jeito!!!
      E conforme vamos encontrando alguns de nossos jeitos, vamos compartilhando por aqui, no intuito disso poder ter um impacto positivo em outras pessoas!
      Um beijo

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *