Planejamento da Volta ao Mundo

Crédito da Imagem: Amyr Klink, uma de nossas maiores inspirações! | Barco Paratii 2

Para planejarmos em detalhe o melhor e mais audacioso projeto de nossas vidas, decidimos tirar 10 dias de férias do trabalho em Junho/15 e nos inspirar com os ares de Trancoso, onde tudo havia começado para nós…

Já tínhamos uma lista com todos os lugares que gostaríamos de “conhecer antes de morrer”. Então, baseado nessa lista, determinamos alguns requisitos a serem seguidos:

“Fugir” de problemas climáticos

Tínhamos que evitar monções, temporadas de furacão, invernos rigorosos (ou mesmo nem tão rigorosos assim…), altas temporadas, entre outros.

Não passar mais de 4 meses fora do Brasil

Decidimos não fazer uma viagem ininterrupta de um ano e meio. Principalmente pelo Chico. Achamos importante que ele não fique tanto tempo distante da família (principalmente dos avós!). Assim eles podem participar e viver um pouco essa fase tão incrível da vida dele. E também temos o intuito de aproveitar esse período sem trabalho para curtir um pouco melhor a nossa vida no Brasil, nossos amigos, nossa cidade, entre outras coisas que quase sempre deixamos passar com a correria da nossa antiga rotina.

Tínhamos 2 casamentos de grandes amigos

Nos dias 06/set/15 e 02/abr/16 tínhamos que estar no Brasil para os casamentos. Aproveitei e encaixei a minha primeira meia maratona, que ocorreria no Rio de Janeiro em 30/ago/15 (isso é parte do meu projeto pessoal em busca de completar uma maratona uma vez na vida).

Passar o Natal e Virada de ano no Brasil

Afinal, nessa época do ano não existe lugar melhor para estar no Planeta!

20 dias para nos organizar antes da primeira viagem

Após nosso efetivo desligamento da empresa, que naquele momento já estava fixado em 10/Jul/15, estimamos que 20 dias no Brasil seriam necessários para resolvermos questões práticas e burocráticas do nosso projeto. E foram dias intensos! Quase nem sentimos que não estávamos mais trabalhando…


E assim montamos o nosso Plano, que teve como produto final uma planilha em Excel (“Master Plan Sabático”) com o nosso prazeroso calendário dos próximos 18 meses.

Master Plan Sabático

Fazer esse cronograma foi uma deliciosa mistura de montar um grande quebra-cabeça com brincar de War!

Para atender o requisito de voltar ao Brasil de tempos em tempos, dividimos o mundo em alguns blocos, não se prendendo à classificação tradicional de Continentes. Claro que os países que compõem nossos blocos estão em sua maioria geograficamente próximos, mas, por exemplo, Japão, China, Sudeste Asiático e Oceania, que possuem uma distância significativa entre si, nós agrupamos em um único bloco para que tivéssemos que viajar para o outro lado do Planeta apenas uma vez.

Buscamos informações de cada um dos locais escolhidos sobre quais as melhores e piores épocas para se estar em cada lugar. Com isso montamos para todas as cidades/países um semáforo, pintando de verde, amarelo ou vermelho cada um dos meses do ano. Nossa prioridade foi evitar os meses vermelhos ao invés de buscar os verdes.

Dessa forma, orgulhosamente apresentamos nosso espetacular itinerário!

Etapa 1: Caribe Sul
Bogotá, Colômbia (02 e 22-24/ago)
San Andrés, Colômbia (02-05|07-08/ago)
Isla Providencia, Colômbia (05-07/ago)
Cartagena, Colômbia (08-13/ago)
Los Roques, Venezuela (13-22/ago)

Intervalo: Brasil
Rio de Janeiro, Brasil (27-31/ago)

Etapa 2: Ásia e Oceania
Tóquio, Japão (08-17/set)
Kyoto, Japão (17-24/set)
Hiroshima, Japão (24-26/set)
Kanazawa, Japão (26-29/set)
Pequim, China (29/set-06/out)
Kuala Lumpur, Malásia (07-11/out)
Cingapura, Cingapura (11-14/out)
Bali, Indonésia (14-27/out)
Nova Zelândia (27/out-10/nov)
Fiji (10-17/nov)
Austrália (17/nov-16/dez)

Etapa 3: África – Jan e Fev/16
África do Sul
Quênia
Tanzânia

Etapa 4: Caribe Norte – Fev e Mar/16
Jamaica
Cuba
Riviera Maya/Baja California, México

Etapa 5: Europa – Abr a Jul/16
Tel Aviv/Jerusalém, Israel
Barcelona, Espanha
Roma, Itália
Costa Amalfitana, Itália
Toscana, Itália
Istambul/Capadócia, Turquia
Atenas/Mikonos/Santorini, Grécia
Dubrovnik/Hvar/Brac, Croácia
Paris, França
Zurique/Genebra, Suíça
Viena, Áustria
Berlin, Alemanha
Amsterdam, Holanda
Copenhague, Dinamarca
Moscou/São Petersburgo, Rússia

Etapa 6: USA – Ago a Out/16
Havaí
Los Angeles
São Francisco
Washington
New York
Miami

Etapa 7: Argentina – Nov/16
Buenos Aires/Patagônia/Calafate


Quatro destinos estão sob avaliação:
- Índia (questões sanitárias - Chico)
- Maldivas (mesmo bloco da Índia)
- Tahiti (alto custo)
- Costa Rica (priorização)

E para fechar esse post, segue uma citação inspiradora de um dos maiores viajantes do mundo, logo depois que ele colocou seu barquinho a remo no mar da costa oeste africana, em 1984, iniciando sua travessia solitária em direção à cidade de Paraty no Rio de Janeiro, cruzando de forma inédita o Atlântico:

Era preciso vencer o medo;

e o grande medo, meu maior medo na viagem, eu venci ali, naquele mesmo instante.

Era o medo de nunca partir. Amyr Klink

15 Comentários Planejamento da Volta ao Mundo

  1. Eliana 12 de outubro de 2015 às 15:04

    Eu me sinto orgulhosa pela sua coragem e determinação.
    Você escolheu felizmente uma companheira e leva um filho na bagagem e assim vc poderá compartilhar esses momentos felizes. E por fim, fica-lhe o título de Realizador de Sonhos – um homem com princípios e convicções e não simplesmente um pensador.
    Bjs
    Mami (Eliana)

    Responder
    1. Rafael Menezes 12 de outubro de 2015 às 17:43

      Muito Obrigado Mami!!!
      Você é um pouco suspeita para comentar… hehehehe
      Fico feliz que você me apoie nessa decisão!!!
      Seu neto está super feliz aqui conosco e estamos podendo curtir a evolução diária dele!!!
      Ele sim é o máximo!!!
      Um beijo!!!
      P.S. No Natal estaremos aí!!!

      Responder
  2. Priscila 12 de outubro de 2015 às 15:40

    Rafa disponibiliza a planilha, rsrsrsrs, vai facilitar nossos planos!! Abraço!

    Responder
    1. Rafael Menezes 12 de outubro de 2015 às 17:26

      Hahahaha
      Com certeza!!! Vc quer que eu te envie para o seu email?
      Um beijo

      Responder
      1. Sheila 16 de outubro de 2015 às 03:13

        Uauu … Simplesmente perfeito
        O sonho da minha vida é dar a volta ao mundo, mas acho que eu e meu marido estamos neste circulo vicioso que vc comentou em outro post sobre trabalho, etc. Temos uma bb tambem e imaginava que antes dela “ficar grandinha” isso seria inviavel … Meus olhos estao brilhando a cada linha do blog d vcs! Parabens! Tbem quero esta planilha e vou acompanhar cada detalhe rs Tudo de melhor para vcs … Ah! O Chico é mto lindo *-*

        Responder
      2. Amanda 26 de outubro de 2015 às 12:24

        Oi Rafael, pode enviar a planilha pra mim também?
        obrigada!

        Responder
  3. Gizelle Brunelli Ferragut 12 de outubro de 2015 às 23:10

    Difícil não comentar, depois de ter lido tudo isso!!! A história de vocês é no mínimo inspiradora!!! Ter um espírito inovador, um espírito de coragem, de ir em busca de um sonho, ir em busca de sentido! Que essa experiência fomente em muitos outros leitores essa energia que estou sentindo agora, que dá vontade de fazer mudanças, ou pelo menos a questionar o verdadeiro sentido da vida!

    Responder
    1. Rafael Menezes 13 de outubro de 2015 às 15:39

      Olá Gizelle!!!
      Muito Obrigado pelo comentário!!! Muito feliz que gostou e que tenha causado esse impacto!!! É realmente isso que você escreveu que queremos transmitir e contagiar: Uma mudança para um modo de vida melhor, uma vida com mais sentido!!!

      Responder
  4. Bruna Bonino 20 de outubro de 2015 às 01:35

    Meus amigos queridos, mesmo acompanhando, admirando e apoiando vcs desde o início, somente hj consegui, enfim, “mergulhar” no VivaBossa! E não existe outra palavra senão inspiração – sim, vcs nos inspiram a rever conceitos, prioridades e o que realmente faz sentido em nossas vidas e nessa eterna busca de atingir algo que nem sempre sabemos o que é!!!
    Estamos muito felizes por vcs e por tudo que isso representará para vcs e para o Chico, pois sem dúvida alguma ele está no melhor lugar que poderia estar e que dinheiro nenhum do mundo pode pagar que é ao lado dos pais! Pais maravilhosos que se tornaram, e minha amiga “mega executiva”, a mãe mais dedicada, linda e inspiradora que eu conheço!!! Muita energia positiva para vcs 3, e voltem sim, voltem sempre para nos ver e nos alimentar com esse sentimento gostoso de vida leve!!!! Bjo grande!!!

    Responder
    1. Tati Pavanello 29 de outubro de 2015 às 22:31

      Bru!!! Amei seu comentário, fiquei muito emocionada!!
      Vcs são muito especiais em nossas vidas, sempre nos apoiaram e nos encorajaram nesta decisão, e isso foi muito importante para seguirmos em frente! E o melhor é que mesmo do outro lado do mundo ainda podemos conversar quase todo dia haha!!!
      Logo mais a Laura vai chegar para ser mais um anjinho nesse mundo, e pra nos ensinar ainda mais coisas, como só os pequenos sabem fazer…
      Muita saudades de vcs!!!
      Bjo!!!

      Responder
  5. DANUSA CAMPOS 27 de novembro de 2015 às 16:09

    Que incrível a história de vocês! Compartilho dos mesmos ideais…eu e meu marido também fizemos uma viagem de volta ao mundo por 1 ano e meio, só que de carro! Se quiserem ver por onde passamos, entrem no http://www.worldexperience.com.br. Foi o período mais intenso e transformador da minha vida (até ali – agora, com dois filhos, as transformações são muitas!). Acreditem: vcs irão morrer de saudades dessa época todos os dias depois que voltarem, portanto, extraiam o máximo que puderem dessa experiência! Até hoje, 4 anos após termos voltado, diariamente brotam (involuntariamente) lembranças na minha cabeça de algum lugar ou de alguma situação vivida na viagem. Isso é maravilhoso e um sinal do quanto essa época foi importante na minha vida.
    Dou um milhão de parabéns por toparem realizar esse sonho com esse filho tão lindo. Vcs não poderiam dar um presente mais especial a ele do que esse. Fantástico!
    E para a relação de vcs também espero que essa viagem seja muito positiva, assim como foi para a nossa. Depois de 1 ano e meio juntos 24 horas por dia, aprendemos muito a nos respeitar ainda mais e a conviver com muito mais tranquilidade, alegria e amor!
    Tudo de bom pra vcs! Boa jornada!
    Se precisarem de dicas, estamos aí (aqui!!!)!
    Um abraço cheio de admiração,
    Danusa
    Ps: sou amiga da Janaina Bruns, do Alê e da Joana! A Jana disse que a Tati trabalhou na Unilever com o Douglas Campos (meu irmão).

    Responder
  6. Criss Silva 21 de janeiro de 2016 às 12:33

    Rafa!!! Demorei…mas to aqui viu, lendo tudo !!! …olha, sei que não fui a primeira como achavamos que assim seria, de tanto que sempre te admirei pela redação impecável pois já a percebia dentro de uma das multinacionais que voce por diversas vezes comentou aqui… Mas…parecido com a grande maioria quase 6 meses se passaram e nesse tempo eu obviamente estou mergulhada na vida de sonhos da qual escolhi (ou fui escolhida hehe) e, apesar de mentalmente lembrar do projeto de vcs….o tempo passou???
    E…UAU ?????????????????? como esperado, tudo muito inspirador! Tati tbm escritora! Que hiper legal e Parabéns pela coragem?
    Pronto agora definitivamente estou aqui…
    ✍?#seguidora?#vivabossa??#soufã
    Um grande beijo Rafa Tati e Chico
    Que venha Lindos posts e histórias da África…
    Criss

    Responder
    1. Rafael Menezes 24 de janeiro de 2016 às 13:53

      Olá Criss!!!
      Tava sentido a sua falta por aqui… afinal, você é uma das grandes incentivadoras de termos feito o Blog!!!
      E é verdade, a Tati se revelou uma escritora!!!
      Muito obrigado pelas palavras!!!
      Um beijo

      Responder
  7. Viagens do Ben 1 de fevereiro de 2016 às 18:54

    Muito legal! Espero que possamos nos encontrar em algum lugar pelo Mundo. Em 2017 farei um sabático sozinha com meu filho, que estará com 7 anos. A ideia é fazer Europa e África inicialmente, e quem sabe Ásia e Oceania!

    Responder
  8. Juliana Rocha 3 de junho de 2016 às 14:05

    Parabéns por essa iniciativa e que Deus os abençoes para que de certo os planos de vcs hoje e sempre!!
    Sei que pode parecer uma pergunta indiscreta e ja peço desculpas por isso, mas vc poderia dar um parâmetro de valores para a realização desse sonho?
    Estamos planejando, juntamente com a nossa bebe que é da idade do Chico.
    Agradeço desde ja a atenção.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *