Seminyak, Bali
Good vibes por trás da muvuca turística

Seminyak por ela

Nossa experiência em Bali foi tão sensacional (especialmente em Ubud) que decidi fazer dois posts, um sobre cada lugar que ficamos nesta ilha: uma semana na praia – Seminyak – e outra no interior – Ubud.

Seminyak é uma das praias mais nobres e badaladas de Bali, ao lado da super-muvucada Kuta e perto de Denpassar, a capital da ilha, onde também fica o aeroporto.

Em relação à beleza e ao esquema turístico da praia, Seminyak não faz muito meu tipo… areia escura, mar agitado, vários hotéis pé na areia, chaises enfileiradas a perder de vista, turistas e mais turistas, muitos vendedores ambulantes te oferecendo (insistentemente!) de tudo, muitas baladas na praia no final do dia… enfim, bem longe da paz que vim buscar em Bali.

Seminyak
Seminyak e suas chaises…

Mas mesmo com esse agito todo, Bali tem uma energia diferente… Dia após dia fui me encantando pelo lugar, pela sua mistura de beleza e caos, pelas suas características tão marcantes, específicas e aparentes, pela sua gastronomia riquíssima e pelo seu povo encantador…

Dia 1: Destino Bali

Chegamos em Bali no melhor e mais divertido vôo da minha vida!

A começar pela partida do sensacional aeroporto Chiangi, em Singapura. O aeroporto é lindo, super luxuoso, com esculturas incríveis e o melhor: simples, rápido e sem fila para quase nada! Tem até um espaço kids top que o Chico ficou brincando na área de embarque.

Nosso comissário cantando no final do vôo até Bali
Nosso comissário cantando no final do vôo até Bali

O vôo em si, que é bem rápido – somente 2 horas de Singapura a Bali – estava tranquilo, até que meia hora antes da chegada eis que o comissário saca um microfone e um violão e começa a cantar!! Eu estava em pé ao seu lado tentando fazer o Chico dormir, então assisti tudo de camarote!! Sensacional!!! Ele cantou umas 5 músicas, e na última o vôo todo estava acompanhando animadíssimo! Já entrando no clima da alegria balinesa!

Alugamos uma linda villa pelo AirBnb (casas em Bali são chamadas de villa) e junto com o aluguel contratamos um motorista para nos pegar no aeroporto. As coisas são bem baratas em Bali – especialmente no que se refere à mão-de-obra – e a moeda é super desvalorizada frente ao dólar! Um refresco depois da caríssima Singapura!

Entrada charmosa da nossa villa
Entrada charmosa da nossa villa
Villa em Seminyak
Piscina compartilhada com outras duas villas

Nosso motorista nos levou até uma casa de câmbio trocar dinheiro –mais barato que no aeroporto – e em seguida no Bali Deli, um supermercado lindo no caminho de casa. Já comprei tudo para a semana toda, aproveitando que estava de carro e sabendo que perto de casa não teria tantas opções, principalmente de ingredientes frescos.

Nossa vila ficava perto da praia, em uma ruazinha super charmosa com dois cafés lindos na esquina! E era toda aberta, com uma arquitetura bem típica de Bali – até o banheiro era aberto! E cheia de pernilongo a noite… repelente é obrigatório!

Rua da nossa villa
Linda rua da nossa villa
Nosso café da manhã diário no Warung Kecil
Nosso café da manhã diário no Warung Kecil

Aqui todo mundo fala inglês, indonésio (que é o mesmo idioma da Malásia) e balinês, (que é um dialeto específico da ilha com um alfabeto próprio).

Dia 2 ao Dia 7: Nossos dias em Seminyak foram praticamente iguais, mas ao mesmo tempo um melhor que o outro!

O bom de praia é isso, os dias são parecidos e você vai ficando cada vez mais relaxada, cada vez mais leve, entrando cada vez mais no clima local… E foi exatamente isso que aconteceu com a gente em Seminyak!

Detalhes nas ruas...
Detalhes nas ruas…

No primeiro dia ficamos assustados com a muvuca de turistas, de moradores e de motos mas no último já estávamos achando tudo ótimo, nos sentindo quase-locais, sabendo nos virar nas ruas e vielas da praia, conhecendo as pessoas dos cafés, descobrindo lojinhas novas… Entramos no esquema turístico local, que é o melhor a se fazer, mesmo quando este esquema não seja nosso preferido…

Seminyak
Seminyak Beach

Nossa rotina diária era acordar, tomar café da manhã no charmoso café Warung Kecil, na esquina de casa (com comida super saudável e deliciosa), ir para a praia e ficar quase o dia todo nas chaises que alugamos com o Wayan, almoçar tarde nas ruas próximas à praia (a Jalan Double Six é a rua mais agitada de Seminyak, cheia de lojas e restaurantes), quem sabe uma massagem em algum dos seus vários spas, ver o por do sol espetacular na praia, e terminar o dia em casa, cozinhando um jantarzinho leve na nossa cozinha aberta, besuntados de repelente e tomando um vinho branco, que é uma das poucas coisas que não são baratas na ilha…

Vida Leve
Vida Leve…
Nossa rotina em Seminyak
Nossa rotina em Seminyak
Um cochilo na praia...
Um cochilo na praia…

Restaurantes e cafés que conhecemos e recomendamos: Café Marzano, um ótimo italiano com uma pitada de Bali no cardápio, Babar Café, um café indiano também com um toque balinês, e o excelente e lindo Kuali, bem em frente a praia! No Kuali bebemos os melhores drinks feitos com Arak, a bebida tradicional daqui (Kuali Arak Attack e Arak Lime Kafir), e comemos o melhor Nasi Goreng da viagem!! E de entrada um pout pourri de petiscos asiáticos maravilhoso!

Nasi Goreng sensacional do Kuali!
Nasi Goreng sensacional do Kuali!
Café Marzano
Café Marzano
Rua na beira a praia
Rua na beira a praia
Restaurante/Balada pé na areia
Restaurante/Balada pé na areia: charmoso demais!

Mas o melhor restaurante ainda estava por vir… na nossa última tarde fomos passear pela Jalan Raya Seminyak, ver as lojinhas lindas de decoração e de roupas, e perto da Jalan Kayu Aya, que era o nosso caminho para casa, encontrei um pedacinho de paraíso: o Down to Earth, um café/restaurante/mercado mega-natureba, ultra-saudável, vegano e raw, maravilhoso! Foi uma surpresa tão grande e fiquei tão encantada que no dia seguinte cedo, antes de ir embora, desencanei de ir pra praia e fui tomar café da manhã lá, para experimentar várias coisas do cardápio.

Por dentro do incrível Down to Earth
Por dentro do incrível Down to Earth

Sem saber, já estava tendo um pequeno aperitivo do que Ubud iria me proporcionar…

Resumo da minha experiência em Seminyak:

Só conhecemos esta praia, em uma ilha que tem centenas delas, então as outras ficarão para uma próxima viagem – que com certeza ocorrerá!! Mas Seminyak deixou um pouco a desejar… Praia longe de ser das mais bonitas, turistas demais pro meu gosto e baladas demais pro meu gosto…

Seminyak Party
Lounge na praia no final de tarde

Mas, como nas viagens vamos aprendendo a olhar além do óbvio, me deixei ir levando pelo clima balinês e pouco a pouco fui sentindo que a verdadeira Bali estava muito além dos restaurantes turísticos, das baladas e das praias lotadas de chaises e hotéis…

O clima local é incrível e vai te contagiando com a boa vibração do povo, das ruas, do mar e do por do sol perfeito na praia…

Luzes alegrando e embelezando a noite em Seminyak
Luzes alegrando e embelezando a noite em Seminyak
Oferendas espalhadas pela praia e pels ruas de Seminyak
Oferendas lindas espalhadas pela praia e pels ruas de Seminyak

Esta primeira semana na ilha foi uma espécie de preparação para o que estava por vir, um início de abertura do coração e da mente (e da alma!) para o melhor que Bali tem a oferecer… e uma vez preparados, lá fomos nós a caminho de Ubud…

 

Destaques da nossa viagem

– Passear nas ruas perto da praia, na Jalan Double Six e na Jalan Raya Seminyak: restaurantes, cafés e lojinhas lindas!

– Restaurantes Kuali e Café Marsano

– Down to Earth, café/mercado vegano, raw, super saudável e sensacional!

– As decorações das ruas e dos restaurantes, lindas e delicadas

– Não estávamos no clima (Chico a bordo!), mas as baladas daqui parecem interessantes!

– Se hospedar em uma típica villa balinesa!

Para mais detalhes da nossa experiência com bebê em Bali, contamos tudo lá no ChicoOnTheRoad!

Próxima parada: Ubud!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *