Singapura
Primeiro Mundo no Sudeste Asiático

Singapura é um fenômeno bastante curioso e um exemplo de como a riqueza pode ser criada a partir de pouca coisa; talvez melhor dizendo: o Homem consegue através de sua vontade e sua criatividade superar praticamente qualquer obstáculo.

E esse país mostra ao mundo como fazer isso.

Singapura é uma cidade que também é um país, assim como, por exemplo, Vaticano e Mônaco.

É um “arquipélago-apêndice” da Malásia e já fez parte da Federação da Malásia no passado. O povoamento em termos de etnias tem semelhanças com a Malásia, porém com uma predominância maior de chineses. Por isso, apesar do inglês ser o idioma principal, o mandarim também é muito utilizado.

O país/cidade é minúsculo e praticamente não possui recursos naturais, nem mesmo água. Eles precisam importar água da Malásia e também possuem sistema de dessalinização das águas do mar para evitar uma dependência exclusiva do país vizinho nesse recurso tão vital.

Ou seja, Singapura tinha tudo para ser um país insignificante…

Marina Bay Sands
Luxo e Riqueza em Singapura

Mas fez da adversidade sua maior fortaleza! Virou um pólo de prestação de serviços para o exterior e se especializou em indústrias transformadoras de matérias-primas de outros países.

Jag Bar
Bar perto da nossa “casa” onde fizemos amizade com o Gerente

É uma das maiores forças do mundo quando de fala em refinar petróleo (produtores de petróleo enviam seu produto bruto para produzirem combustível final em Singapura); tem um dos sistemas bancários mais seguros que existem (tanto em termos de software quanto em hardware), operando a 4a maior operação de câmbio do Planeta; seus Cassinos estão entre os melhores, atraindo com isso um tipo de turismo bastante interessante para o país; é considerado como uma das principais cidades para se fazer negócios, tanto que uma parte considerável da sua população de 5 milhões de habitantes é formada por residentes temporários que vivem em Singapura justamente por ser esse pólo mundial de Business; e possui um dos Portos mais movimentados do mundo (nesse último caso, verdade seja dita, sua geografia naturalmente favorece para esse tipo de instalação – mas Singapura soube utilizar de forma excepcional).

Tudo isso num país que é menor que a região de Campinas-SP!

Gardens By The Bay, uma obra prima contemporânea!!!
Gardens By The Bay, uma obra prima contemporânea!!!

E toda sua pujança é demonstrada numa das maiores obras de artes contemporâneas, construída no coração de Singapura: o Gardens by the Bay

Algo simplesmente indescritível esse complexo de jardins gigantescos e suntuosos que misturam uma arquitetura lindíssima, imensas e modernas construções, alta tecnologia com mais de 500.000 espécies de plantas naturais, muitas das quais plantadas em torres de 50 metros de altura que lembram árvores do filme Avatar. Foram criados também ambientes climatizados que replicam permanentemente e de maneira magnífica ecossistemas inteiros em termos de vegetação/flores e atmosfera. E fazem tudo isso de maneira lúdica, divertida e para todas as idades! Não existe ninguém que passe pelo Gardens by the Bay sem se maravilhar…

Cloud Forest
Cloud Forest: Maior Cachoeira indoor do Mundo
Jardim de Lego
Jardim que mescla Lego com plantas de verdade: arte contemporânea para todos os lados
Gardens By The Bay for Kids
Gardens by the Bay possui uma imensa área dedicada para crianças, adolescentes e até alguns adultos que ainda não cresceram (como eu)…

Gardens by the Bay

Compondo de forma perfeitamente harmônica a paisagem dessa região existe o charmoso e imponente Hotel Marina Bay Sands, totalmente integrado ao complexo do Gardens by the Bay. Possui ainda em sua base um luxuosíssimo e maravilhoso shopping center que também é visita obrigatória em Singapura.

Hotel Marina Bay Sands
Hotel Marina Bay Sands totalmente integrado com o complexo Gardens By The Bay
THE SHOPPES AT MARINA BAY SANDS
The Shoppes at Marina Bay Sands: maravilhoso e altíssimo padrão

Apesar de receber por vezes críticas da comunidade internacional sobre algumas posturas “linha-dura” do governo em relação a forma de leis e julgamentos impostos aos seus cidadãos, o fato é que Singapura é hoje um dos países mais ricos do Planeta em termos per capita. Conseguiram erguer um país driblando toda a adversidade que havia nesse pequeno espaço de terra para construir uma nação de Primeiro Mundo!

Gardens by the bay - Chico on the road
Chico capotado depois da incrível visita ao Gardens by the Bay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *